INÍCIO BLOG Gargalos do setor logístico: qual o impacto dentro do seu negócio
Post%20blog%20

Postado Qua, 17 de Junho de 2020, 15:25:00

Gargalos do setor logístico: qual o impacto dentro do seu negócio

 

Como todo profissional de logística já sabe, os gargalos logísticos são um desafio à parte, nesta área que já se tornou fundamental para o comércio.

Além de diminuir a capacidade da sua empresa realizar os serviços da melhor forma possível, estes gargalos encarecem os produtos e comprometem toda a cadeia de produção, fazendo com que sua empresa perca valor de mercado — acredite, isso acontece com bastante frequência.

Por isso, é de suma importância que você aprenda a identificar estes gargalos e crie processos para eliminá-los de vez — neste caso é preciso eliminar por completo, não apenas minimizá-los.

Isto possibilitará à sua empresa um melhor alcance nos resultados prometidos no planejamento estratégico e angariar resultados relevantes dentro do seu setor.

Para explicar melhor o que são estes gargalos e como você pode solucioná-los dentro da sua empresa, nós da Cordenonsi preparamos mais um artigo repleto de dicas que irão auxiliar em todo este processo.

Vamos lá!

 

Gargalo: o que é

O gargalo nada mais é do que um obstáculo que impede que sua empresa cumpra com alguma meta estabelecida, atrapalhando todo um processo, trazendo diversas pendências no decorrer do serviço. 

Os gargalos costumam influenciar diretamente no andamento dos resultados dentro do seu negócio. Por isto, é importante identificá-los e eliminá-los de vez.

Vale lembrar que ele pode surgir em qualquer uma das etapas do seu planejamento. Mesmo que você tenha realizado o mesmo com bastante afinco.

Por consequência de suas ações, os gargalos costumam elevar os custos da produção, tornar suas equipes menos produtivas e fazer com que os seus clientes sintam-se insatisfeitos com o seu serviço — dificilmente algo traz mais medo a qualquer empreendedor. 

 

Quais são os gargalos mais comuns?

 

Transporte de cargas

Os altos custos de transporte, as estradas em péssimas condições e as dimensões das cidades ao redor do país fazem deste setor o maior representante de gargalos no setor logístico — isso sem mencionar os riscos de ter a carga roubada e a limitação de circulação pelas vias.

 

Controle de Estoque

Manter um controle de estoque é de suma importância para garantir que sua empresa conseguirá atender toda a demanda prometida.

Quando se tem um controle de estoque precário, sua empresa — quase que automaticamente — já sai perdendo milhares de reais por mês. Não gerenciar o mesmo de forma adequada fará com que seu estoque oscile entre excesso e falta de um determinado produto.

Se você deixar que os produtos faltem no seu estoque, isso prejudicará o número de vendas, afetando diretamente na receita da sua empresa — além de levar os seus clientes para os seus concorrentes, automaticamente.

Por outro lado, o excesso representa dinheiro parado, eleva os custos e ainda aumenta os riscos de haver desperdícios.

 

Altos custos operacionais

Investir em logística é fundamental para a saúde da sua empresa, mas saber gastar é ainda mais importante.

Portanto, gaste com sabedoria, faça sempre o tão aclamado planejamento estratégico e siga-o à risca!

 

Mão de obra qualificada

Nós sabemos que é difícil encontrar mão de obra qualificada na logística, mas você precisa procurar bastante para não se decepcionar com seus profissionais e colocar a vida da sua empresa em risco.

Existem diversos cursos e especializações espalhados pelo país — muitos gratuitos — mas a carência no setor é algo que ainda colabora e muito para este gargalo se tornar uma das maiores dores de cabeça de um empreendedor.

Ainda por cima, quando se encontra um profissional qualificado, muitas empresas têm a dificuldade de manter o talento. Haja vista que todo mundo se interessa por um profissional deste calibre.

 

Como os gargalos logísticos podem ser solucionados?

O passo mais importante para solucionar este problema de gargalo logístico é descobrir suas causas e tentar eliminá-las o mais rápido possível. Mas o mais importante dentre todos é contratar uma empresa especializada no transporte e na logística dos produtos.

Contratar uma empresa desta importância e com a devida experiência na área, solucionará muitos dos seus problemas.

Desta forma, você diminuirá o gasto com as operações, melhorará os prazos de entrega e coleta dos produtos, terá melhores veículos disponíveis para o transporte, entre diversos outros benefícios que somente a Cordenonsi entregará para a sua empresa!

Como você pode ver neste artigo, os gargalos logísticos representam os maiores problemas que um empreendedor pode enfrentar na hora de levar o seu produto para um determinado cliente.

São tantas as situações que podem ocorrer nas mais diversas etapas do processo, que descobrir e solucionar este problema passa a ser um fator determinante para manter a saúde da sua empresa.

Não perca mais tempo, dinheiro e clientes!

Entre em contato conosco e conheça todos os benefícios de contratar os serviços da Cordenonsi para a sua empresa!

Agradecemos a sua visita.

Até a próxima!


 

COMENTAR

0 Comentário(s)